São Paulo, sexta-feira, 2 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vargas Llosa vê futuro da AL com otimismo

Para escritor peruano, corrupção é uma das ameaças

DA REPORTAGEM LOCAL

O escritor peruano Mario Vargas Llosa, em encontro ontem com empresários de São Paulo, disse que há razões para otimismo em relação ao futuro da América Latina, dada a disseminação das idéias de democracia política e economia.
Mas permanecem ameaças à realização dessas idéias, ressalvou Llosa. Entre os perigos, destacou a corrupção, a pouca disseminação da propriedade privada e uma certa tendência do empresariado em aderir a regimes autoritários, como aconteceu recentemente no Peru.
O encontro, promovido pelo Conselho dos Empresários da América Latina, ocorreu ontem à tarde, na casa de Hugo Miguel Etchenique, presidente do grupo Brasmotor.
Em palestra de uma hora, Vargas Llosa observou que a democracia "fincou raízes" na América Latina e que isso é um fenômeno recente. Sobre a economia de mercado há um consenso menos amplo. Ainda assim um consenso, de modo que a idéia de mercado torna-se dominante.
Há apenas dez anos, notou Llosa, capitalismo e mercado eram palavras "satanizadas". Hoje, a situação mudou radicalmente.
E de outro, embora os políticos gostem de ressalvar que não apoiam o ultraliberalismo, todos defendem a economia de mercado e abertura.
Daí o otimismo em relação ao futuro. Mas sem ingenuidades, diz. Ele lamentou que a privatização na América Latina não esteja sendo usada para pulverizar a propriedade privada.
A Folha, em conjunto com o Diners Club e a editora Companhia das Letras, promove palestra de Llosa no dia 6 de dezembro, terça-feira, às 20h no Grande Auditório do Masp (av. Paulista, 1.578, tel. 251-5644, Cerqueira César – região central).
Os convites podem ser retirados na portaria do jornal (al. Barão de Limeira, 425, Campos Elíseos - região central) a partir das 9h de hoje. Cada pessoa poderá retirar no máximo dois convites.

Texto Anterior: BB tem prejuízo de R$ 34,5 mi após real
Próximo Texto: Desindexação de balanços sai este mês
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.