São Paulo, sexta-feira, 2 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Doação de empreiteiras gera crise no PT em SP

CARLOS EDUARDO ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

A revelação de que a campanha de José Dirceu ao governo de São Paulo foi bancada em grande parte por empreiteiras gerou uma crise no PT paulista.
A devolução do dinheiro será proposta na reunião da Executiva estadual do PT, segunda-feira próxima. O mal-estar provocou até uma cisão pública entre líderes da mesma corrente política interna do PT.
Cândido Vaccarezza, coordenador da campanha de Dirceu, afirmou que "a contribuição foi feita dentro da lei e por isso não cabe a devolução".
Vaccarezza ironizou a decisão do PT do Distrito Federal, que pretende devolver às empreiteiras o dinheiro doado à campanha de Cristovam Buarque. "Se o PT de lá quiser, pode mandar o dinheiro que nós aceitamos", disse.
Valter Pomar, secretário de Comunicação do PT paulista e, assim como Vaccarezza, um dos líderes do grupo petista "Hora da Verdade", considerou a ironia de Vaccarezza um gesto de "mau gosto".
"A base do PT e parte da direção do partido têm simpatia grande pela decisão do PT de Brasília, que tomou uma atitude séria", afirmou Pomar.
Vaccarezza afirmou que a crítica de Pomar não tem peso interno. "O Valter vai ter resposta na época de renovação da direção do PT", acha.
O grupo trotskista "O Trabalho" vai propor a devolução dos recursos arrecadados junto às empreiteiras.

Texto Anterior: Odebrecht pagou 42% da campanha do PT
Próximo Texto: Chacina do Ó
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.