São Paulo, sábado, 3 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ciro procura nomes para futuro governo

EDIANA BALLERONI

Coordenadora de Economia da Sucursal de Brasília GABRIELA WOLTHERS Da Sucursal de Brasília
Fernando Henrique Cardoso tem quatro novos nomes para integrar sua futura equipe econômica. São eles os economistas Paulo Paiva, secretário de Planejamento de Minas Gerais, e os consultores José Roberto Mendonça de Barros, Andrea Calabi e Armínio Fraga.
Como forma de prestigiar o atual ministro da Fazenda, Ciro Gomes, FHC o designou para sondar os economistas que pretende trazer para seu governo.
Os primeiros contatos começaram a ser feitos anteontem, após o presidente eleito ter definido que o atual presidente do Banco Central, Pedro Malan, ocupará o cargo de ministro da Fazenda.
Apenas no caso de Mendonça de Barros já há a certeza de sua integração à equipe. Ele está participando de reuniões com FHC. Resta definir o seu cargo.
Além dos quatro, Francisco Lopes, um dos mentores do Plano Cruzado, é outro economista já procurado e deve ser o secretário de Política Econômica da Fazenda.
Ele substituiria Winston Fritsch, que pode ser deslocado para a Presidência da República, onde seria assessor econômico de FHC.
Outro que deve despachar diretamente no Palácio do Planalto é o atual secretário-executivo da Fazenda, Clóvis Carvalho. Ele deve ser designado para uma secretaria administrativa.
É tido como um "operador" –consegue transformar em ações práticas a teoria econômica.
Paulo Paiva é grande amigo do presidente Itamar Franco. Foi o responsável pelo programa de governo de Itamar quando ele disputou a eleição para governador em 82. Itamar perdeu, mas Paiva ganhou reconhecimento entre os políticos mineiros.
O economista foi o coordenador do programa de governo de Hélio Garcia e hoje é tido como a pessoa que mais conhece o Estado. No governo FHC, deve ocupar um cargo no Planejamento.
Armínio Fraga é ex-diretor do Banco Central e hoje trabalha nos Estados Unidos, na consultoria do financista George Soros –uma das mais respeitadas no mundo.
Andrea Calabi e José Roberto Mendonça de Barros são economistas e empresários. Ambos têm empresas de consultoria, com sede em São Paulo. Calabi foi secretário do Tesouro Nacional.
Fraga viria para o lugar de Gustavo Franco, diretor da Área Externa do BC. Franco, um dos principais elaboradores do Plano Real, estaria resistindo demais à implementação de mudanças no plano –principalmente na questão do câmbio. A idéia, contudo, é mantê-lo na equipe.

Texto Anterior: Eleito se reúne com Marinho
Próximo Texto: Glória hospeda três presidentes em 24 h
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.