São Paulo, sexta-feira, 9 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itamar submete nome de Arida ao Senado

CARLOS ALBERTO SARDENBERG
ENVIADO ESPECIAL A BRASÍLIA

O presidente Itamar Franco enviou ontem mensagem ao Senado Federal propondo a nomeação de Pérsio Arida para a presidência do Banco Central. Itamar atende a pedido do presidente eleito Fernando Henrique Cardoso, que deseja ter sua equipe econômica a postos logo em 1.º de janeiro.
O atual presidente do Banco Central, Pedro Malan, será o ministro da Fazenda de FHC. O envio da mensagem de Itamar nomeando Arida será assim a confirmação oficial dos primeiros dois nomes do governo FHC.
Na transição do governo Sarney para Collor, em 1990, utilizou-se a mesma prática. Sarney enviou ao Senado a nomeação do primeiro presidente do BC de Collor, Ibrahim Eris.
Pérsio Arida é atualmente o presidente do BNDES, posto que vai transmitir a Edmar Bacha, atual assessor especial da Fazenda.
Assim, o presidente eleito mantém intacto o núcleo da equipe que bolou e aplicou o Plano Real. Além de Malan, Arida e Bacha, o núcleo inclui ainda Gustavo Franco, atual diretor do BC.
A Folha apurou que os membros da equipe, que ofereceram alguma resistência para permanecer, pediram a FHC garantias de que terão poder e espaço para implementar o programa de estabilização. Segundo Gustavo Franco, não adianta nada a Fazenda estar preocupada com o ajuste das contas públicas se os outros ministérios estiverem gastando sem critério.
No curto prazo, a equipe pretende iniciar a desindexacão da economia, começando pela extinção da Ufir logo em 1º de janeiro.
No médio prazo, a equipe joga suas fichas no encaminhamento do ajuste das contas públicas e na modernização da economia.
Segundo Pedro Malan, trata-se de reduzir o custo de produção no Brasil. Essas reformas demoram pelo menos um ano para ganhar impulso, pois todas dependem de aprovação do Congresso Nacional.

Texto Anterior: Advogados de PC e Collor mapeiam votos
Próximo Texto: Prefeitura fecha 5 restaurantes no Center Norte
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.