São Paulo, domingo, 18 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TR acaba, diz futuro ministro

DANIEL BRAMATTI

DANIEL BRAMATTI; GUTEMBERG DE SOUZA
DA SUCURSAL BRASÍLIA

O senador José Eduardo Andrade Vieira (PTB-PR), falando como futuro ministro da Agricultura, disse ontem que a extinção da TR (Taxa Referencial de Juros) é uma prioridade sua e do próximo governo.
"Não é possível corrigir os preços mínimos dos produtos agrícolas por um índice e as dívidas dos produtores rurais por outro", disse. A TR corrige os financiamentos agrícolas e as cadernetas de poupanças.
A alternativa mais recente em estudo para substituir a TR nas cadernetas de poupança é a criação de uma taxa média baseada nos juros apurados pelo mercado.
Diplomação
FHC e seu vice, Marco Maciel, foram diplomados ontem pela manhã no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A diplomação marca o fim do processo eleitoral. Os dois tomam posse em 1º de janeiro.
Durante a cerimônia de diplomação, FHC prometeu o apoio de seu governo ao projeto de informatização do voto.
FHC também defendeu uma lei eleitoral permanente, que não seja modificada a cada eleição, como tem ocorrido.
Sem fazer referência explícita ao julgamento do ex-presidente Collor, que terminou com sua absolvição na semana passada, FHC disse que "neste momento, mais do que nunca, temos que refletir sobre a importância do respeito à ordem jurídica, doa a quem doer".
Ouviu o discurso, entre outros, o senador Humberto Lucena (PMDB-PB), que teve cassada sua candidatura pela Justiça Eleitoral sob a acusação de uso irregular da máquina do Senado. O Congresso tenta votar uma lei especial com o objetivo de anistiar Lucena.
A presença do senador paraibano na diplomação constrangeu os presentes, especialmente quando ele cumprimetou FHC.
Colaborou GUTEMBERG DE SOUSA, da Sucursal de Brasília

Texto Anterior: Dois mineiros já têm pasta
Próximo Texto: Coitado do Collor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.