São Paulo, domingo, 18 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Frutinha canadense faz sucesso em SP

CAROLINA CHAGAS
DA REPORTAGEM LOCAL

A fruta do verão é azul, azeda e nasceu na mesma terra de Linda Evangelista. Seu nome de origem é blueberry. Sua tradução mais perfeita seria vacínio, segundo o dicionário inglês-português de Antonio Houaiss.
Qualquer que seja o nome, a fruta canadense está aparecendo cada vez mais nos cardápios dos restaurantes e nas prateleiras de supermercados de São Paulo.
Laurent Suaudeau, dono do restaurante Laurent, cobriu uma de suas tortas com a fruta. Quentin de Saint Maur e Maria Helena Guimarães também incluíram a fruta nos menus de sobremesa do L'Arnaque e do América.
Nos dias de calor, a calda de sorvete a base de blueberry do restaurante Rascal, no shopping Iguatemi, sai mais do que a eterna campeã de chocolate.
A polpa da fruta congelada é uma das ofertas da loja Galícia da Praça do Mercado do Morumbi Shopping.
A fruta fresca é encontrada com frequência nas prateleiras do Empório Santa Maria, da Casa Santa Luzia e nos supermercados 24 Horas da rede Pão de Açúcar.
"Apesar de pequena, a blueberry tem um sabor intenso que enriquece qualquer receita", explica a quituteira Nina Horta, dona do buffet Ginger e uma das fãs da fruta.
A modelo e atriz Carolina Ferraz, 26, que está no final do período de gestação, também aprovou a novidade. "Já tive até desejo de comê-la uma vez na hora do almoço", conta.
Nos EUA, ela é considerada a mais aristocrata da família das "berrys", que inclui a framboesa, o morango e as amoras. A fruta também tem destaque entre os ítens dos corretamente alimentados, por ser rica em vitamina C e não ter colesterol.
A blueberry é um bom acompanhamento para iorgutes sorvetes, cheesecakes, champagne, licores, amareto, mas também pode enriquecer molhos salgados de carnes, aves e frangos. (Carolina Chagas)

Texto Anterior: Solução é boa, diz brasileiro
Próximo Texto: Torta de Blueberry
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.