São Paulo, domingo, 18 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CDB cambial é opção

DA "AGÊNCIA DINHEIRO VIVO"

Vários bancos estão substituindo a captação de recursos em export notes por operações informais com CDBs cambiais.
Estas operações são feitas com CDBs prefixados amarrados em um contrato de gaveta que garante a remuneração pelo dólar comercial.
Interessa principalmente às empresas multinacionais, que querem casar passivo e ativo na moeda que indexa seus balanços, e investidores estrangeiros que aplicavam em renda fixa via box de opções e querem manter seus ativos indexados ao dólar.
A vantagem para o banco é que seu custo de captação é menor. As export notes recolhem 60% de compulsório, sem remuneração, e o CDB só 30%, com rendimento pela taxa do over.
Tomando recursos mais baratos, o banco pode reduzir o custo do empréstimo. Mas o mercado está seletivo na concessão do crédito.
Na semana passada, o custo de captação para o banco girava ao redor de 9% ao ano, mais câmbio. O repasse estava em torno de 22% ao ano mais câmbio, contra 57% do giro pré.

Texto Anterior: Mercado aguarda desindexação em 95
Próximo Texto: Plano Real joga mais US$ 20 bi no consumo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.