São Paulo, domingo, 18 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA mantêm estilo formal

DA REPORTAGEM LOCAL

Os Estados Unidos, de onde o Brasil importou os modelos de atendimento padronizado, ainda preferem o estilo rígido de diálogo com o cliente.
"Estive lá há duas semanas, em treinamento, e vi como eles continuam no padrão antigo. É impressionante como têm respostas prontas para tudo", diz Patrícia Medeiros Conchon, supervisora de treinamento da rede Pizza Hut.
"Temos uma loja em Miami e lá o tratamento ao cliente é mais formal", diz Thales Figueiredo, 32, gerente de marketing da rede de locadoras de veículos Unidas.
O aumento da capacidade de improvisar na hora de atender o público está sendo considerado pelas empresas brasileiras como "uma grande chance de encantar o cliente".
Essa flexibilização foi responsável, por exemplo, pela recuperação de um carro roubado no Rio.
No mês passado, uma pessoa ligou para o Unibanco 30 Horas dizendo ter encontrado um carro da marca japonesa Suzuki abandonado no bairro da Glória. Dentro, somente um talão de cheques.
O serviço de atendimento telefônico do banco se encarregou de localizar e avisar o dono do cheque –e do carro roubado. "Fugimos totalmente de nossa operação habitual, mas imagine o grau de satisfação desse cliente", diz Ernani Ribeiro, diretor do 30 Horas.

Texto Anterior: Script tem resposta a cantadas
Próximo Texto: Multinacionais dão abono de até R$ 1.500
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.