São Paulo, domingo, 18 de dezembro de 1994 |
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EUA mantêm estilo formal
DA REPORTAGEM LOCAL Os Estados Unidos, de onde o Brasil importou os modelos de atendimento padronizado, ainda preferem o estilo rígido de diálogo com o cliente."Estive lá há duas semanas, em treinamento, e vi como eles continuam no padrão antigo. É impressionante como têm respostas prontas para tudo", diz Patrícia Medeiros Conchon, supervisora de treinamento da rede Pizza Hut. "Temos uma loja em Miami e lá o tratamento ao cliente é mais formal", diz Thales Figueiredo, 32, gerente de marketing da rede de locadoras de veículos Unidas. O aumento da capacidade de improvisar na hora de atender o público está sendo considerado pelas empresas brasileiras como "uma grande chance de encantar o cliente". Essa flexibilização foi responsável, por exemplo, pela recuperação de um carro roubado no Rio. No mês passado, uma pessoa ligou para o Unibanco 30 Horas dizendo ter encontrado um carro da marca japonesa Suzuki abandonado no bairro da Glória. Dentro, somente um talão de cheques. O serviço de atendimento telefônico do banco se encarregou de localizar e avisar o dono do cheque –e do carro roubado. "Fugimos totalmente de nossa operação habitual, mas imagine o grau de satisfação desse cliente", diz Ernani Ribeiro, diretor do 30 Horas. Texto Anterior: Script tem resposta a cantadas Próximo Texto: Multinacionais dão abono de até R$ 1.500 Índice |
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