São Paulo, domingo, 18 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Obra é marco do modernismo

NESTOR GOULART REIS
ESPECIAL PARA A FOLHA

O Pacaembu é parte de um conjunto de edifícios públicos que marca o início do modernismo em São Paulo, junto com a Biblioteca Municipal, o viaduto do Chá e a ponte das Bandeiras.
Em muitos países, os estádios dessa época sofriam influência do expressionismo alemão.
Ocorre que na Alemanha, depois de 1933, os nazistas passaram a usar técnicas expressionistas.
Extremavam as linhas verticais e horizontais, buscando apelo mais emocional; eram grandiloquentes.
O Pacaembu padece dessa influência. Havia, na época de sua construção, esse mesmo clima político, em razão do Estado Novo.
Hoje, discute-se o tombamento do estádio. Trata-se de um tombamento legítimo.
Foi uma das primeiras grandes obras de concreto armado. O revestimento "poroso" do concreto que o reveste fazia sucesso então –marco do progresso industrial, da modernidade do Estado e da cidade.

Texto Anterior: Final no Pacaembu recupera a tradição
Próximo Texto: PM repete esquema-gigante
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.