São Paulo, quarta-feira, 21 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRT mantém conversão para químicos do ABC

DA REPORTAGEM LOCAL

O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (Grande São Paulo e Baixada Santista) concedeu ontem aos químicos do ABC, funcionários da Sabesp e do setor de processamento de dados do Estado o direito de converter a primeira parcela do 13º salário pela URV de 30 de junho (CR$ 2.750).
A decisão beneficia os químicos dos setores farmacêutico, explosivos, tintas e vernizes, petroquímico, perfumaria, resinas sintéticas, adubos e materiais plásticos.
As empresas deverão recorrer da decisão junto ao Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília. Três empresas (Tintas Renner, Polibrasil e Boainain) já efetuaram a conversão pela última URV. No total são 600 empresas, envolvendo 38 mil trabalhadores no ABC. O ganho médio com a conversão pela última URV é de 38%, segundo o Sindicato dos Químicos do ABC.
O TRT apenas ratificou, ontem, a decisão de segunda-feira, quando, por oito votos a dois, deu a mesma decisão para os metalúrgicos de São Paulo e Guarulhos, eletricitários, metroviários e empregados em centrais de abastecimento de alimentos.
As empresas ouvidas ontem pela Folha –Cesp, Eletropaulo e Ceagesp– confirmaram que vão recorrer da decisão ao TST. O prazo é de oito dias após a publicação do acórdão no "Diário da Justiça do Estado".
A assessoria de imprensa da Eletropaulo disse que a empresa espera a publicação do acórdão para encaminhar recurso ao TST.
Paulo César de Andrade Neves, coordenador da presidência da Ceagesp, disse que o pagamento do 13º, conforme a decisão do TRT, significaria gasto adicional de 30% a 40% da folha de pagamento –cerca de R$ 150 mil.
A Cesp informou, através de sua assessoria de imprensa, que vai entrar com recurso junto ao TST assim que a decisão do TRT for publicada.
A Fiesp informou na segunda-feira, após o julgamento no TRT, que também vai entrar com medida cautelar no TST para tentar suspender os efeitos da decisão.

Texto Anterior: UPF deverá ser extinta hoje
Próximo Texto: Volks inicia em janeiro venda do Passat alemão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.