São Paulo, quarta-feira, 21 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BBC exibe cem filmes mais significativos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Em comemoração ao primeiro centenário da criação do cinema, a BBC –rede estatal britânica de rádio e TV– elegeu e transmitirá em 1995 os cem filmes mais significativos da história do cinema.
A lista provocou controvérsias na Grã-Bretanha por não contar sequer com um filme mudo e ignorar cineastas como Frank Capra e Steven Spielberg.
Foi questionada a escolha de títulos como "A Força do Amor", remake que o diretor americano Jim McBride fez de "Acossado" do diretor Jean-Luc Godard. O original não consta na lista.
Entre os filmes franceses, estão "A Regra do Jogo", de Jean Renoir, e "Week-End à Francesa", de Godard. A Itália tem cinco, entre eles "Era Uma Vez no Oeste", de Sergio Leone, e "Amarcord", de Fellini.
Protesto
Um grupo de cineastas, entre eles Alan Parker e Ken Loach, testemunhou junto a uma comissão parlamentar em Londres para a solução da crise de produção no cinema inglês. Os cineastas pediram impostos sobre as entradas de cinema para gerar fundos de financiamento e salas exclusivas para exibição de filmes britânicos.

Texto Anterior: Livro do papa evidencia crise da Igreja Católica
Próximo Texto: Helena Meirelles faz show do primeiro disco
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.