São Paulo, domingo, 25 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Consultoria diminui gastos

DENISE CHRISPIM MARIN
DA REPORTAGEM LOCAL

Todos os anos, cerca de 35 trainees da Andersen Consulting embarcavam para os EUA, onde faziam o curso básico de administração de empresas. Isso representava um custo anual de US$ 140 mil.
Hoje, eles fazem o mesmo treinamento dentro das filiais brasileiras da consultoria e diante de um computador equipado com recursos de multimídia.
Nos orçamentos anuais das filiais, essa "extravagância" pesa apenas US$ 20 mil por ano e garante maior rapidez de aprendizado e motivação do trainee.
O curso foi montado por pesquisadores do ILS e consultores da Andersen. Mostra em detalhes como funciona uma empresa dividida em 14 departamentos.
O trainee deve passar por todos eles para obter o certificado de conclusão do curso. A tarefa não demora mais que 80 horas.
No departamento de RH, por exemplo, ele faz de conta que é o diretor e tem o objetivo de permanecer no cargo por quatro anos.
Outra missão é gerenciar três funcionários ao mesmo tempo: um está em vias de se aposentar, o outro é um gerente indisciplinado e o terceiro, subordinado do gerente, não tem motivação.
Decisões como promover e demitir podem ser tomadas –desde que no momento certo. Se errar, o aprendiz pode ser demitido e tem que recomeçar. "Fui demitida duas vezes", diz Eliane Pires, 31, gerente da Andersen.
(DCM)

Texto Anterior: Multimídia traz diversão ao treinamento
Próximo Texto: Empresa criou 200 produtos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.