São Paulo, domingo, 25 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRIMATAS; NINHO VAZIO; GREGOS

PRIMATAS
Cientistas da Universidade de Iowa mostraram, da ressonância magnética, que uma parte do cérebro dos macacos –o lobo frontal– não é tão menor do que a do homem. Acreditava-se que a diferença entre homens e macacos estava principalmente no tamanho do lobo frontal, que teria levado a espécie humana a desenvolver o raciocínio e da linguagem. O lobo dos gorilas corresponde a 31,7% do total do cérebro, chimpanzés a 36,1% e homens 36,8%.

NINHO VAZIO
Segundo pesquisadores britânicos do Royal Holloway e Bedford New College, os tempos modernos puseram fim à síndrome do ninho vazio. A síndrome designa mulheres de meia-idade que ficam deprimidas e solitárias quando seus filhos crescem e saem de casa. Segundo eles, hoje as mães mudaram e ficam felizes ao verem seus filhos conquistarem a independência.

GREGOS
Já se sabe onde os gregos se fixaram pela primeira vez na península Ibérica, há 2.500 anos. O local foi achado em San Martin de Ampúrias (noroeste da Espanha). Os restos da antiga civilização grega foram encontrados na praça da igreja de San Martin durante a construção de uma rede de esgotos na cidade.

Texto Anterior: Mulheres compram mais
Próximo Texto: Parasita da doença de Chagas faz célula se matar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.