São Paulo, domingo, 25 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OS NÚMEROS; Petróleo derramado afeta crias de renas; Nagorno-Karabakh empossa presidente; Islâmicos ameaçam no Tadjiquistão; Centro muçulmano apóia a Tchetchênia; Gaugazes obtém sua autonomia

OS NÚMEROS
15,6 ...bilhões de barris de petróleo é a reserva estimada do Cazaquistão. O país produziu 25,8 milhões de toneladas em 1990, último dado totalizado disponível.

11 ...milhões de cabeças fazem do rebanho de ovelhas do Quirguistão o segundo maior do mundo, perdendo apenas para o da Nova Zelândia.

0,4 ...dólares é o preço de uma fita Sony falsificada em Bishkek, capital do Quirguistão.

Petróleo derramado afeta crias de renas
O derramamento de petróleo na província de Komi, da Federação Russa, no verão passado afetou a reprodução das renas. Várias crias disformes têm nascido na região, segundo ambientalistas e criadores. A maioria das renas que não têm deformações graves nasce cega.

Nagorno-Karabakh empossa presidente
O encrave de Nagorno-Karabakh empossou na sexta-feira seu primeiro presidente. Robert Kocharian vai administrar a região habitada por uma maioria armênia em meio a território do Azerbaijão. A região é disputada há seis anos pela Armênia e pelo Azerbaijão.

Islâmicos ameaçam no Tadjiquistão
O Movimento Islâmico do Tadjisquistão, na Ásia Central, ameaçou recomeçar o confronto com o governo. Está em vigor um cessar-fogo previsto para durar até fevereiro. O Movimento Islâmico se opõe ao governo pró-Moscou do presidente Emamali Rakhmanov e tem o apoio dos rebeldes afegãos e do Irã.

Centro muçulmano apóia a Tchetchênia
Gal el Haq, grande imã de El-Azhar, principal centro muçulmano sunita, localizado no Cairo, pediu que todos os muçulmanos apóiem a Tchetchênia "agredida pela Rússia". "Os muçulmanos devem intervir ante as Nações Unidas para pôr fim à agressão" e devem atuar "para que as partes em conflito se reconciliem segundo os preceitos da religião muçulmana", disse o imã.

Gaugazes obtém sua autonomia
O Parlamento da Moldova concedeu autonomia à Gaugázia. Os gaugazes são uma população de origem turca de cerca de 150 mil pessoas que vivem principalmente no sul da Moldova. A autonomia garante que, se a Moldova decidir se unir à Romênia, os gaugazes poderão optar pela independência.

Texto Anterior: Ásia Central busca o capitalismo
Próximo Texto: Droga ameaça estabilidade do Quirguistão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.