São Paulo, quinta-feira, 29 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Barrios corre pela terceira vitória, mas agora pelos EUA

Troca de nacionalidade é protesto contra corrupção no México

DA REPORTAGEM LOCAL

O hino nacional do México foi executado em 90 a 91, quando Arturo Barrios, 31, venceu a São Silvestre. Em 92, ele ficou em 2º e, ano passado, em 4º.
Barrios diz estar pronto para lutar por nova vitória. Mas, caso vença, desta vez será tocado o hino dos EUA.
"Optei pela naturalização nos Estados Unidos como forma de protestar pela corrupção no esporte do México", desabafou Barrios, ontem, em São Paulo. Barrios é cidadão dos EUA desde agosto último, mas vive naquele país há 14 anos, os últimos nove, em Bolder, no Colorado, com a mulher e os filhos Monica e Alejandro, 3, gêmeos.
O corredor disse que a corrupção no esporte era "total" em seu país, praticada pelo presidente da Federação de Atletismo, Julian Nunes, e pelo ministro de Esportes, Raul Gonzalez. "Felizmente eles foram substituídos. O dinheiro nunca chegava como deveria aos atletas."
Barrios conhece os 15 km da São Silvestre. "Os cinco últimos quilômetros são os mais difíceis. É uma prova dura", destacou.
Nos últimos tempos, ele vem direcionando seus treinos para maratonas (provas de 42.195 m).
"Se ganhar fico feliz, não importa se pelo México ou Estados Unidos", disse Barrios, que ficou em 5º (com 2h08min28s) na Maratona de Boston e, em 3º (com 2h11min23s), na Maratona de Nova York, em novembro.
"A São Silvestre é uma prova mais de força do que de velocidade", disse e destacou não temer os africanos, que dominaram as últimas provas e despontam entre os favoritos.(EA)

Texto Anterior: Ronaldo e Luís vieram da Colômbia
Próximo Texto: Alviverde só deve pensar no champanhe
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.