São Paulo, terça-feira, 1 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Incêndio atinge prédio da ópera de Barcelona

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A histórica ópera de Barcelona, na Espanha, foi destruída quase que por completo por um incêndio acidental. José Caminal, gerente do "Grande Teatro do Liceu", como é conhecida a ópera, disse que todo o cenário e grande parte da platéia e dos palcos foram atingidos pelas chamas. A ópera foi fundada em 1847 e está localizada no bairro de "Las Ramblas".
O incêndio foi ocasionado por faíscas que atingiram um dos telões da ópera, onde um traalhador fazia serviços de reparo. Para combater o fogo, foram utilizados helicópteros equipados com grandes extintores de incêndio. As colunas de fumaça provocadas pelo incêndio podiam ser vistas em toda a cidade.
Segundo informaram os bombeiros de Barcelona, uma pessoa sofreu queimaduras graves, e várias outras foram atendidas com intoxicamento, provocado pela fumaça. Um grupo de estudantes que vigiava a ópera conseguiu abandonar o prédio a tempo.
O incêndio de ontem não foi o primeiro da história do Liceu. Catorze anos depois de sua inauguração, em 1861, o edifício foi completamente destruído pelas chamas, sendo totalmente reconstruído um ano mais tarde. Desde então, a fama do Liceu foi crescendo na Europa, graças às clássicas interpretações de ópera, balé e música clássica ali representadas.

Texto Anterior: ARTES PLÁSTICAS; CINEMA; MÚSICA
Próximo Texto: Os netos do veludo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.