São Paulo, quarta-feira, 2 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Painéis solares conseguem sanar falha nas baterias da Clementine

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Painéis solares conseguiram regenerar as baterias da sonda Clementine, lançada em 25 de janeiro para estudar em detalhes a geografia lunar. Segundo um dos responsáveis pelo projeto, todos os sistemas da sonda, exceto seu computador principal, se descarregaram no primeiro dia de vôo.
Segundo Michael Stepp, da Organização de Defesa de Mísseis Balísticos do Pentágono, que dirige o projeto com a Nasa (Administração Nacional de Espaço e Aeronáutica dos EUA), houve dificuldades de comunicação.
A Clementine sai hoje da órbita terrestre para entrar em órbita lunar no dia 20. Durante sete meses, a sonda de 424 kg realizará uma reprodução detalhada da geologia lunar. Será um teste para equipamentos de detecção do Pentágono.
Foguetes
O mau tempo adiou ontem o lançamento do H-2, o primeiro foguete para satélites totalmente japonês. A Nasda (Agência Nacional para o Desenvolvimento do Espaço, do Japão) marcou o novo lançamento para hoje, entre 20h e 22h (hora de Brasília). O foguete leva o Orex (Experimento de Reentrada Orbital), que vai testar revestimentos térmicos para naves espaciais.
A Nasa retomou o programa do foguete Delta Clipper, que levanta vôo e aterrissa verticalmente. Para isso, a agência transferiu US$ 990 mil à Organização de Defesa de Mísseis Balísticos do Pentágono, antes responsável pelo projeto "Guerra nas Estrelas". A imprensa dos EUA havia informado que o Pentágono se recusava a gastar dinheiro no projeto.

Texto Anterior: Pesquisadores criam droga contra artrite
Próximo Texto: Filhas de fumantes têm mais chance de abortar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.