São Paulo, quarta-feira, 2 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Viemos para confundir; Contragolpe; Reino da folia; A pedidos; Causa própria; Presença marcante; Compromisso cobrado; Conta precisa

Viemos para confundir
Os caciques do PFL têm uma estratégia polêmica para a revisão: vão misturar na pauta de cotação os itens da ordem econômica com os da reforma política. Preferem não ver nada aprovado a reformar só uma parte da Constituição.

Contragolpe
A tática pefelista de confundir a pauta da revisão não é obra do acaso. Líderes do partido sabem que há articulações entre os "contras" e o governo para aprovar o Plano FHC em troca de tirar da revisão a quebra dos monopólios estatais.

Reino da folia
Ontem, na reunião de líderes do Congresso, ficou clara a tendência de se prorrogar para 15 de abril a data de término da revisão constitucional. A previsão era março. E mais: não haverá sessão de votação logo após o Carnaval.

A pedidos
Não foi à toa que Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) deixou de registrar sua presença ontem no plenário do Congresso. Sutilmente, recebeu pedidos para que não participasse da votação de matérias da revisão.

Causa própria
Embora em plenário, tucanos da Bahia não registraram presença ontem. Preferem boicotar o Fundo Social a integrar um acordo com o PFL que implique o fim da desincompatibilização. Temem que ACM fique até o fim do mandato.

Presença marcante
Ao contrário do ocorrido na semana passada, ontem o ex-ministro Antônio Britto compareceu para votar. José Genoino (PT-SP) não perdeu a deixa. Do fundo do plenário começou a gritar: "Aí Antônio Britto, votando heim!"

Compromisso cobrado
O relator Nélson Jobim está perdendo a paciência com o ritmo lento da revisão. Reclamou, de forma áspera, do corpo mole de Humberto Lucena e pediu um compromisso explícito dos líderes ontem. A Fazenda também critica Lucena.

Conta precisa
Na Fazenda, apelidou-se de "efeito Dornelles" a perda de US$ 50 milhões que o governo teve com as mudanças nas MPs sobre ganhos de capital, lucro de bancos e ITR. Francisco Dornelles (PPR-RJ) trabalhou nas medidas.

Texto Anterior: Militantes da CUT tentam barrar Medeiros
Próximo Texto: Vontade de ir para a casa; Ironias à parte; Internacional petista; Testemunha; Ex e atual; Última hora; Natal gordo; Sempre cabe mais um; Rede de intrigas; TIROTEIO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.