São Paulo, quarta-feira, 2 de fevereiro de 1994
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Itaim decide hoje se vai à Justiça

DA REPORTAGEM LOCAL

Moradores das ruas próximas à cratera do Itaim, inundadas depois das chuvas de domingo, discutem hoje se vão pedir indenização à prefeitura pelos danos causados pela enchente e se vão atribuir a causa dos danos ao novo rompimento da galeria do Córrego do Sapateiro. A reunião será na rua Januário Miraglia, 168.
Uma galeria provisória substituía até domingo a anterior, destruída em um acidente nas obras do túnel sob a avenida Santo Amaro. O túnel faz parte da ligação Morumbi-Ibirapuera. A passagem sob a avenida Santo Amaro deveria estar concluída em março, segundo o cronograma oficial. Agora, está previsto que as obras devam terminar em maio.
A Emurb (Empresa Municipal de Urbanização), que contratou as obras, e a CBPO, responsável pelo trecho das obras que desabou, devem decidir hoje se tapam ou não a nova cratera aberta no domingo. Segundo o vereador Adriano Diogo (PT) a prefeitura empenhou, em janeiro, uma verba de US$ 9 milhões para a continuação do túnel. Desse total, há a promessa de pagamento de US$ 4,5 milhões ("liquidação"). Nada foi pago ainda à construtora.
Diogo entra hoje, na Câmara dos Vereadores, com um pedido de instalação de Comissão Especial de Estudos para permitir o acesso dos vereadores e da imprensa às obras nas avenidas Juscelio Kubitschek e Antonio de Moura Andrade. Segundo o vereador, o novo acidente permitiu a entrada de água nos túneis e se deveu às mesmas causas do primeiro. A movimentação de terra causada pelo túnel teria abalado a estrutura da galeria.
A CBPO, empresa responsável pela obra, nega que o túnel tenha sido danificado com o novo acidente. Segundo a assessoria de imprensa da Emurb, a erosão do solo ocorreu apenas acima do nível onde está sendo construído o túnel. A galeria provisória teria sido rompida, ainda segundo a Emurb, por uma vazão de água duas vezes superior à que a galeria provisória poderia suportar e que os novos tubos substitutos agora serão construídos em material mais resistente.

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