São Paulo, quarta-feira, 2 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Meu negócio vem de Deus', diz escultor

PLÍNIO FRAGA
DA SUCURSAL DO RIO

Francisco Moraes da Silva, 58, o Chico Tabibuia, fez mais de 300 peças eróticas nos últimos dez anos. A associação de erotismo e exus é uma das mais constantes na obra do escultor. Tabibuia já foi casado três vezes e tem 16 filhos, com idade entre 5 e 40 anos. Atualmente está solteiro e mora com a filha menor. "Um homem que faz o que faço não pode ter mulher", diz.
O escultor trabalha hoje um tronco de vinhático, no qual faz a família do "Exu-tranca-rua". Ele trabalha num galpão do parque de exposições de Casimiro de Abreu, onde falou à Folha.
*
Folha - Como o sr. começou a fazer esculturas eróticas?
Chico Tabibuia - A primeira que fiz tinha uns oito anos e quase levei uma coça. Depois, com uns 20 anos, fiz uma que minha mulher me mandou jogar fora.
Folha - Por que faz esculturas com pênis e exus?
Tabibuia - Nunca fui à escola nem ninguém me ensinou nada. Todo meu negócio vem de Deus, que fez a gente com peru. Deus separou os que seguem ele dos que não seguem. Para esses tem o Exu, que não faz mal. O erro é da gente que pede. Quando minha filha tinha três meses tirei um retrato dela no peru de um Exu de três metros que fiz. O pessoal disse que ela ia crescer piranha. Mas não é nada disso.
Folha - É verdade que o sr. se separou das três mulheres que teve por causa dos exus?
Tabibuia - Um homem que faz o que faço não pode ter mulher. Dá muita reação. A minha primeira mulher achava que meu troço dentro dela ficava duro como madeira. A outra falava que eu não era igual aos outros, que tudo inchava dentro dela.
Folha - Por que cortaram o pênis da sua escultura?
Tabibuia - O pessoal daqui não entende. Mas tem muita gente de fora que gosta. Me deu vontade de parar tudo. (PF)

Texto Anterior: Escultura de artista primitivista é castrada
Próximo Texto: Artista foi tema de livro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.