São Paulo, quarta-feira, 2 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pizza de acarajé

GILBERTO DIMENSTEIN

BRASÍLIA – Hoje não vou dar uma opinião. Farei apenas um registro. Diante do namoro e troca de elogios entre ACM e Paulo Maluf, ensaiando uma aliança na sucessão presidencial, imaginei que ajudaria o leitor com uma pesquisa em arquivos de jornal. Reproduzo aqui algumas frases de ACM sobre Maluf.
1) "Vou poder provar que ele é corrupto, e para isso vou arrolar como testemunhas as mais altas figuras da República." De ACM ao saber que Maluf decidiu processá-lo por injúria, em "O Globo", 6 de setembro de 1984.
2) "São documentos de muita gravidade, capazes de banir qualquer homem da vida pública em um país sério." Sobre as supostas provas coletadas contra Maluf, em "O Globo", 15 de setembro de 1984.
3) "Essas provas não são difíceis de obter, à medida que você acompanha a vida de pessoas de quem você tem dúvidas sobre seu procedimento." No "Jornal do Brasil", 11 de outubro de 1984.
4) "Ele tipificou o crime como sendo de injúria para que eu não provasse que ele é corrupto e ladrão." No "Jornal da Tarde", 15 de setembro de 1984.
5) "É uma farsa. Mas eu sei que tenho de tornar a farsa séria, apresentando denúncias gravíssimas que, em qualquer país no mundo impediriam o senhor Maluf de continuar na vida pública." Na Folha, 15 de setembro de 1984.
6) "A infiltração do malufismo no PMDB, nos Estados do Nordeste, é um fato lamentável". Na Folha, 29 de julho de 1986.
PS – Para não correr o risco da parcialidade, já estou pesquisando frases lapidares de Maluf sobre ACM –também não são exatamente elogiosas sobre a honra de quem hoje ele diz ser um dos nomes ideais à Presidência. "Antônio Carlos Magalhães é uma figura que representa tudo aquilo que eu desejo para o país", afirma agora Maluf. Aliás, assumo aqui um compromisso: durante a sucessão, esta coluna vai relembrar o que aliados do presente se falavam no passado. Sei que não vai adiantar muito, mas pelo menos a gente se diverte.

Texto Anterior: Congresso
Próximo Texto: Declarações desastradas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.