São Paulo, quinta-feira, 3 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Proposta defende controle da Justiça

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A proposta de programa de governo do PT afirma que o Judiciário é ineficiente e defende o controle externo desse poder. Aponta como uma das causas o "alheiamento de grande parte dos juízes à função social da lei".
Diz o texto: "As deficiências de infraestrutura e insuficiente prestação dos serviços auxiliares agravam a situação contribuindo para que não haja no Brasil uma distribuição democrática da Justiça".
Segundo o documento, o controle sobre o Judiciário não deverá interferir na atividade jurisdicional. A ênfase será na execução de políticas administrativas e dos orçamentos assim como à "ação disciplinadora de seus membros".
Defende-se investimento na formação de juízes; a criação e implantação de órgãos Judiciários; preenchimento de cargos de assessoria e fiscalização baseado na isonomia e publicidade; descentralização da Justiça, com a criação de mais tribunais de primeira instância e juizados e pequenas causas.

Texto Anterior: PT quer Ministério da Defesa
Próximo Texto: Proposta retoma jargão de esquerda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.