São Paulo, quinta-feira, 3 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Proposta retoma jargão de esquerda

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O texto que embala as discussões programáticas do PT traz de volta à cena política expressões que fazem lembrar os embates ideológicos das décadas de 50 e 60. Ao definir-se como "socialista", o texto diz, por exemplo, que "a crise econômica de 13 anos não tem possibilidade de ser resolvida através de um projeto desenvolvimentista-burguês". A expressão recorda os debates que agitavam o antigo Partido Comunista Brasileiro e outros grupos de esquerda.
Num trecho que faz lembrar os bons tempos da velha luta de classes, o documento prevê, em contraponto ao declínio das "elites burguesas", a ascensão de um sistema "hegemônico" comandado pelos trabalhadores e por seus aliados. A terminologia mostra a influência teórica do líder comunista italiano Antonio Gramsci –que esteve bastante em voga na década de 70. Suas idéias serviram de base para o movimento eurocomunista.

Texto Anterior: Proposta defende controle da Justiça
Próximo Texto: Diplomacia atende 3º Mundo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.