São Paulo, quinta-feira, 3 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diplomacia atende 3º Mundo

JOSIAS DE SOUZA; GILBERTO DIMENSTEIN
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Diplomacia atende 3.º Mundo
A proposta preliminar de programa petista prega a volta da chamada política "terceiro-mundista" na diplomacia brasileira, inaugurada pelos governos militares. O documento defende que seja dada "ênfase especial" ao relacionamento com a China, Índia, Rússia e África do Sul. O documento aponta outra prioridade: "A América Latina será a área privilegiada da política externa brasileira".
Critica-se no documento a "postura intervencionista" dos EUA e se prevê uma nova polarização: não mais leste-oeste (guerra fria), mas Norte-Sul (ricos e pobres). O texto afirma ainda que o governo do PT defenderia em todos os foros internacionais o fim do bloqueio econômico a Cuba.
Nesse contexto, o governo do PT não se limitaria a rediscutir a dívida externa brasileira, mas buscaria ajudar a renegociação dos débitos internacionais dos "países periféricos". Será proposta uma conferência mundial, ao estilo da ECO-92, para se repensar o desenvolvimento no mundo e buscar formas para reduzir o desemprego. (JS e GD)

Texto Anterior: Proposta retoma jargão de esquerda
Próximo Texto: Reforma agrária é prioridade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.