São Paulo, quinta-feira, 3 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bancos temem choque entre URV e TR

GUSTAVO PATÚ
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os bancos que operam com caderneta de poupança e financiamentos da casa própria temem os efeitos da URV (Unidade Real de Valor) sobre o equilíbrio desses contratos. O principal risco é o desencontro entre a URV e a TR (Taxa Referencial de Juros), que hoje funciona como um elo entre as duas operações.
Como os bancos aplicam em habitação os recursos que recebem via depósitos de poupança, as duas operações precisam ter o mesmo indexador. Se a URV for optativa, como diz o governo, é natural que os mutuários prefiram o índice de menor variação, ao contrário dos poupadores –historicamente, a TR fica acima da taxa cambial.
Riscos como esse vêm sendo estudados pelos bancos, representados pela Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança). Segundo o presidente da entidade, João Batista Gatti, os bancos querem a definição de um único indexador para poupança e SFH. "Do contrário, não poderemos negociar com os clientes", disse.
Outra preocupação é a transição para a URV, de forma a não haver quebra nos contratos. Se a URV for mesmo criada em março, por exemplo, as cadernetas e carnês habitacionais só deverão ser corrigidos pelo índice a partir de abril, nas respectivas datas de "aniversário" dos contratos.
A troca da TR pela URV nas cadernetas pode provocar fuga dos grandes investidores, pelo menos em um primeiro momento –se houver a percepção de perda de rentabilidade. Embora respondam por apenas 2% das contas de poupança, os grandes investidores detêm 50% do saldo global de US$ 22,5 bilhões das cadernetas, segundo estima Gatti.
Se gerar perdas compulsórias para mutuários e poupadores, a URV ainda será alvo de contestações judiciais. A TR, por exemplo, foi alvo de uma pendência jurídica porque os mutuários argumentaram que a taxa não representa a variação dos preços, e sim uma referência para os juros.

Texto Anterior: PMDB contra PSDB
Próximo Texto: DRT não consegue atender homologações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.