São Paulo, quinta-feira, 3 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Embargo ao Vietnã deve cair ainda esta semana

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Embora o presidente Bill Clinton tenha afirmado ontem que ainda não resolveu se vai suspender o embargo comercial dos EUA contra o Vietnã, a expectativa em Washington é de que isso pode acontecer ainda esta semana. O Senado aprovou na semana passada moção ao presidente nesse sentido e diversos empresários pressionam a Casa Branca na mesma direção.
As primeiras estimativas são de que ainda em 1994 o comércio entre os dois países pode ser da ordem de US$ 6 bilhões e de que empresas privadas dos EUA vão investir até US$ bilhões naquele país. O embargo está em vigor há 19 anos, desde que os últimos soldados norte-americanos deixaram Saigon e o Vietnã se reunificou sob o governo comunista.
Entidades de veteranos da Guerra do Vietnã se opõem ao fim do embargo, por acharem que ele funciona como instrumento de pressão para o governo de Hanói fornecer informações sobre soldados americanos desaparecidos. Clinton tem dito que só vai suspender o embargo quando estiver convencido de que Hanói está cooperando para descobrir o paradeiro dos 2.238 soldados desaparecidos.

Texto Anterior: Caldera assume e tenta pacificar os militares
Próximo Texto: Força da ONU sofre 5 ataques na Bósnia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.