São Paulo, quinta-feira, 3 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sul da Alemanha retoma antigos ritos

FRANKZ RUCKERT
ESPECIAL PARA A FOLHA

É a segunda-feira de Carnaval em uma pequena cidade de Baden-Wurttemberg, Estado cuja capital é Stuttgart, no sudoeste da Alemanha. Milhares de pessoas cercam as ruas da cidade.
Tambores e matracas soam mais alto, anunciando a chegada de saltimbancos e músicos. Os foliões estão na cidade. Eles usam máscaras de madeira sinistras para afastar os maus espíritos e os demônios do inverno.
Com seus trajes coloridos enfeitados de penas, dançam exaltados nas ruas, pulam sobre os espectadores, cujos rostos sujam com cinza, "batem-lhes" com varinhas, borrifando-os com água gelada –esse ritual de tempos primitivos da Germânia simboliza a busca da fertilidade.
As pessoas festejam a "Fastnacht" suabo-alemã, que em outras regiões da Alemanha é chamada também de "Fosnet", "Fasching" ou "Karneval". A "Fastnacht" tem uma longa tradição: já durante a Idade Média, era comemorada com banquetes, danças e trajes de fantasia, marcando o início da Quaresma.
Nas brincadeiras da "Fastnacht", as pessoas representavam acontecimentos nefastos como doenças ou morte, afugentando dessa forma os seus medos. Tempos depois, com um humor escabroso, zombava-se de pessoas e acontecimentos relativos à política e à religião. A Igreja tentou inutilmente acabar com essa folia.
Mesmo hoje, muitas cidades alemãs cultivam a tradição especial de Carnaval. Em Munique, dançam as feirantes na terça-feira de Carnaval e em Goslar, rapazes e mascarados provocam as moças com bexigas de porcos recheadas com ervilhas.
Nos centros carnavalescos mais famosos da Alemanha, como Dusseldorf e Colônia, os foliões dançam durante os "dias de folia" nas ruas, em grandes desfiles, até que toda a alegria acaba na Quarta-Feira de Cinzas.

FRANZ RUCKERT, 32, é adido de imprensa do Consulado da Alemanha em São Paulo.

Texto Anterior: Veneza exige que todos se mascarem e sejam outro
Próximo Texto: N. Orleans se prepara para pegar fogo no 'Mardi Gras'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.