São Paulo, quinta-feira, 3 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

México destaca festejos de Mazatlán e Veracruz

ROXANA VERDUGO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Em um país tão rico de tradições como é o México, não poderia faltar a celebração do Carnaval. Em todos os ângulos do território nacional se festeja esse evento, que apresenta os mais diversos matizes, variando de tom de região para região.
Na área central do país, o Carnaval é festejado com danças e música folclórica, e tem um forte tom religioso. É o caso de Tepoztlan, no Estado de Morelos, e de Huejotzingo, em Puebla.
Em outras localidades, principalmente nos centros turísticos, o Carnaval é uma verdadeira festa, que inclui desfile de carros alegóricos, fogos de artifício, fantasias, música e bailes pelas ruas –e a clássica coroação da rainha do Carnaval e do rei Feio, um dos pontos máximos dos festejos.
Os Carnavais de Mazatlán e Veracruz estão nessa última categoria e se destacam especialmente por sua alegria transbordante, pela quantidade de turistas que atraem a cada ano e pelos desfiles suntuosos que enchem as ruas desses dois portos mexicanos.
Mazatlán é um importante porto e centro turístico da costa noroeste do México. Lá, as festas e o tradicional desfile de Carnaval acontecem na parte antiga da cidade, na qual magníficas construções formam o cenário ideal para a realização do desfile de carros, dos quais participam boa parte da população da cidade.
Além de tudo, a idade de Mazatlán conta com boa infra-estrutura turística e oferece uma ativa e informal vida noturna.
Localizado no golfo do México, o porto de Veracruz tem como grande atração o caráter alegre de seus habitantes, além de outros pontos de interesse para os visitantes, mexicanos ou estrangeiros, entre os quais se destacam suas construções coloniais, como o forte de San Juan de Ullua. Já entre as belezas naturais estão pontos como o parque San Andrés Tuxtla e as lagoas como as de Catemáco e Alvarado.
Veracruz tem especial fama por sua gastronomia típica e sua música, que já atravessou as fronteiras. Quem não ouviu a música "La Bamba"?

Texto Anterior: Nice tem festa das mais antigas da Europa
Próximo Texto: Viareggio critica fatos atuais à beira do mar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.