São Paulo, sexta-feira, 4 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula intervém para derrubar veto à revisão

CARLOS EDUARDO ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente nacional do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, decidiu intervir pessoalmente na crise entre a bancada federal e a direção nacional do partido. Desde ontem, ele está telefonando a líderes de correntes internas e membros da Executiva para pedir que seja reconsiderado o veto à participação dos parlamentares petistas no Congresso revisor.
Lula está comandando a versão amazônica da "Caravana da Cidadania", mas nos intervalos da programação mantém os contatos, principalmente com os setores que até agora se mantêm inflexíveis à reivindicação da bancada. A avaliação de Lula é que o rompimento entre bancada e partido –uma hipótese inédita que hoje já é considerada possível– trará prejuízos irremediáveis ao seu projeto presidencial.
O virtual candidato petista à sucessão do presidente Itamar Franco acha que um dos problemas que enfrenta é a dúvida sobre quem comandaria um eventual governo petista: Lula ou o partido. A imagem de refém de uma legenda comandada por radicais e a permanente divisão entre as correntes petistas, teme Lula, podem crescer caso a Executiva, na reunião da próxima segunda-feira, não entre em acordo com os deputados.
A crise com a bancada havia sido vislumbrada por Lula logo que o Diretório Nacional do PT decidiu proibir a participação do partido no Congresso revisor. "Isso vai criar problemas e eu vou estar fora, na Amazônia, tendo que administrar uma crise", queixou-se na ocasião.
"Esse é um momento particularmente tenso na nossa relação com a bancada", afirmou Gilberto Carvalho, secretário-geral do PT. Na tentativa de costurar ao menos uma paz provisória com os deputados, a cúpula petista admite até liberar a bancada para votação em algumas questões que avalia como decisivas, como no caso da manutenção ou não do monopólio estatal nas áreas de petróleo e telecomunicações, mas em troca exige que garantias sobre os limites da revisão. (Carlos Eduardo Alves)

Texto Anterior: Bacha faz acordo com partidos em torno do FSE
Próximo Texto: Lula admite rever o programa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.