São Paulo, sexta-feira, 4 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Osesp contrata mais músicos

MARCO CHIARETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

O secretário estadual de Cultura, Ricardo Ohtake anunciou ontem à tarde a contratação de 51 músicos para ampliar para 120 o número de músicos da Orquestra Sinfônica de São Paulo, a Osesp, dirigida pelo maestro Eleazar de Carvalho. Além disso, será criado o Coral Sinfônico do Estado, com 80 integrantes.
As inscrições estarão abertas a partir de hoje e vão até o dia 21 de fevereiro, na sede da Universidade Livre de Música (ULM), na r. Três Rios, 363 (tel. 011- 2210750, zona central de São Paulo).
"Nós resolvemos fazer que a orquestra seja ampliada para um grupo de 120 músicos, para que ela possa executar todas as peças de seu reperório atual, muitas das quais exigiam um número de músicos maior do que o que havia", disse Ohtake, em entrevista coletiva. Ele destacou que todas as grandes orquestras sinfônicas do mundo têm em média 120 músicos: "Muitas peças eram executadas com o elenco da orquestra sendo completado com outros músicos, de fora; com isso, perdia-se um pouco a 'personalidade' da orquestra, que só o conjunto pode dar".
O secretário informou que a orquestra deverá ter um orçamento de US$ 1 milhão por ano. O Coral Sinfônico deverá ter um orçamento menor, de aproximadamente US$ 400 mil/ano.
Os candidatos serão selecionados entre os dias 22 e 27 de fevereiro por uma comissão composta pelos maestros Eleazar de Carvalho, Roberto Tibiriçá e Diogo Pacheco, pelo diretor da ULM, Aílton Escobar, e pelos três "spallas" da Osesp.

Texto Anterior: Evan Dando adora a histeria das fãs
Próximo Texto: Falta graça em crítica ao mau humor francês
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.