São Paulo, domingo, 6 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Folha bate recorde de leitores no domingo

DA REPORTAGEM LOCAL

A Folha bateu seu recorde histórico de leitores aos domingos na Grande São Paulo. Atingiu 1.330.000 leitores no último trimestre de 1993, segundo o instituto Marplan. No mesmo período e na mesma região, a Folha teve 98.000 leitores a mais do que o jornal "O Estado de S. Paulo" (leia quadro ao lado).
"Esses dados comprovam mais uma vez o acerto do lançamento do Folhão de domingo no final de 1991, um dos mais importantes casos de sucesso de marketing editorial da imprensa brasileira", diz Leão Serva, 34, diretor-executivo de marketing da Empresa Folha da Manhã S.A., que edita a Folha. "O leitor quer um jornalismo mais e mais de prestação de serviços, como os que a Folha presta especialmente aos domingos".
A Folha conseguiu esses resultados com apenas 45% de sua circulação –o percentual vendido na Grande São Paulo. O interior do Estado de São Paulo responde por 32,5% da circulação e outros Estados, 22,5%.
A Folha é o maior jornal do país: sua circulação é 50% maior do que a de "O Estado", segundo o relatório de dezembro do Instituto Verificador de Circulação.
A Folha também é o jornal mais lido aos domingos pelo público jovem e pelas classes A e B, as de mais elevado poder aquisitivo.
Segundo os "Estudos Marplan", a Folha teve 158.000 leitores entre 15 e 19 anos no último trimestre de 1993 contra 145.000 de "O Estado". Entre os leitores de domingo da Folha, 65% fazem parte das classes A e B.
O relatório Marplan mostra que a batalha entre os jornais provocou um crescimento no número de leitores na Grande São Paulo.
Nos três primeiros trimestres do ano passado, 47% dos moradores entre 15 e 65 anos tinham o hábito de ler jornais. No último trimestre, o percentual saltou para 52%.
Segundo o IBGE, a Grande São Paulo tem 8.389.000 habitantes entre 15 e 65 anos –a faixa etária pesquisada pelo instituto Marplan nas cidades de São Paulo, Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Osasco e Guarulhos.
O relatório Marplan é o mais tradicional e mais completo levantamento sobre hábitos de leitura no país. É feito desde 1958. O questionário atual tem 79 perguntas.

Texto Anterior: Senador usa três tipos de revólver
Próximo Texto: Italianos dão água para Serra do Mel
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.