São Paulo, quarta-feira, 9 de fevereiro de 1994
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Kaiser investe em lançamento de verão

NELSON BLECHER
DA REPORTAGEM LOCAL

A Cervejaria Kaiser renova sua aposta na segmentação para enfrentar, neste verão, as líderes do setor. Nove meses depois de introduzir a versão Bock, para o inverno, lançou ontem a Weiss, anunciada como a primeira cerveja nacional de alta fermentação.
A nova bebida, com preço estabelecido na faixa de CR$ 500,00, possui 40% de trigo em sua composição, teor alcoólico médio (5%) e sabor levemente amargo. Com vendas restritas, por enquanto, ao mercado paulista, a marca será promovida por campanha publicitária que consumirá US$ 3,5 milhões.
"Estamos em busca de nichos", afirma Antonio Carlos Ribeiro da Silva, vice-presidente de marketing, ao confirmar a estratégia de "guerrilha" da companhia. "Não podemos enfrentar tanques com metralhadoras", diz.
Cada ponto de participação no mercado de cerveja representa cerca de US$ 25 milhões. Com a Weiss, a Kaiser pretende conquistar de um a dois pontos. Em 1993, segundo dados da Nielsen, a Kaiser obteve mais dois pontos percentuais (0,5% da Bock) e fechou o ano com 13,5%.
As marcas Brahma e Antarctica ainda mantêm a concorrente à distância superior a 15 pontos.
A meta para 1994, revela o vice-presidente da Kaiser, é alcançar 15% no mercado nacional. Para tanto, ampliou de US$ 14 milhões, em 1993, para US$ 21 milhões, este ano, sua verba de publicidade.
A guerra travada atrás do balcão intensificou-se nas últimas semanas. Silva estima que os supermercados chegam a obter descontos de 30% a 40% sobre as listas das cervejarias, que repassam aos consumidores através de promoções.
A Antarctica confirma que está concentrando forças na eficiência da operação, menos preocupada com lançamento de novos produtos. "Queremos 20% do mercado de latas e introduziremos a embalagem sem retorno para refrigerantes no próximo dia 20", afirma Paulo Pereira, diretor comercial, que prevê crescimento de 15% nas vendas este mês.
Foi lançada, na semana passada, a versão em lata da Brahma Light, que vai disputar a preferência do consumidor com a novidade da Kaiser neste verão. Ambas têm apelo dirigido ao público jovem.
O desempenho de vendas, segundo a gerência de comunicação da Brahma, vem se mantendo acima da expectativa de 70 mil caixas mensais. Foram comercializadas 113 mil caixas (com 24 garrafas) em dezembro e igual quantidade deve ter sido vendida em janeiro.

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