São Paulo, quarta-feira, 9 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hosokawa é acusado

Das agências internacionaisO premiê Morihiro Hosokawa recebeu propinas da transportadora Sagawa Kyubin, envolvida num dos maiores escândalos de corrupção do Japão. A acusação foi feita em reportagem da revista "Bungei Shunju".
Segundo a revista, Kiyoshi Sagawa, dono da empresa, pagou a reforma da casa de Hosokawa em Kyoto, no valor de 1 bilhão de ienes (US$ 9,2 milhões), e financiou uma campanha eleitoral dele. O Partido do Novo Japão, de Hosokawa, confirmou que Sagawa pagou a reforma. O premiê diz que foi apenas um empréstimo.
A empresa teria recebido privilégios ilegais nos anos 80, quando estava no poder o Partido Democrático Liberal (no governo desde 1955). Shin Kanemaru, um dos líderes do PLD, foi preso em 1992 por ter recebido propinas da Sagawa Kyubin. O escândalo culminou na queda do PLD diante da coalizão de Hosokawa, em 1993.

Texto Anterior: Japão anuncia pacote de US$ 141 bi
Próximo Texto: Desemprego de mais de 4 milhões é recorde na Alemanha unificada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.