São Paulo, sábado, 12 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conversão de preços é desafio para equipe

LILIANA LAVORATTI
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Ministério da Fazenda descobriu que os preços dos oligopólios não poderão ser convertidos em URV (Unidade Real de Valor) nem mesmo pela média. Um estudo da Fazenda, ao qual a Folha teve acesso, indica que os oligopólios mais importantes estão com seus preços até 57,39% acima da inflação. O assessor especial de preços, Milton Dallari, disse ontem que vai expurgar do novo indexador todos os aumentos abusivos por meio da negociação em andamento com o setor privado.
As mensalidades escolares, planos de saúde, consórcios, tarifas de transporte coletivo urbano também preocupam a equipe econômica, pois subiram acima acima da inflação. Já outros setores não terão problemas: as indústrias de calçados, tecidos, vestuário, eletrodomésticos, móveis e fertilizantes reajustaram perto da inflação.
Milton Dallari disse ontem que os dados sobre os preços médios que devem ser convertidos em URV serão usados somente na negociação com as empresas. "Não vamos impor regras, tudo está sendo feito na base do diálogo."
A equipe está definindo a estratégia de acompanhamento dos preços médios em URV negociados com os oligopólios, já que os consumidores não saberão se as empresas estão cumprindo os acordos informais feitos com o governo.

Texto Anterior: Governo perde batalha na venda de NTN
Próximo Texto: FHC quer definir hoje prazo da URV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.