São Paulo, sábado, 12 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alcatel instala cabo ótico da Embratel

Valor do contrato é US$ 38 mi

ARTHUR PEREIRA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Alcatel Telecomunicações S/A foi a vencedora da concorrência aberta pela Embratel para instalação, por via terrestre, de cabos óticos para telecomunicações entre São Mateus (ES) e Porto Seguro (BA) e entre Natal e Fortaleza. O primeiro trecho tem 800 km de extensão e o segundo, 1.000 km. O resultado foi anunciado ontem.
Participaram da concorrência 11 empresas. O contrato, no valor de US$ 38 milhões, inclui obras de infra-estrutura, lançamento dos cabos e equipamentos de transmissão. Segundo Manoel Octavio Pereira Lopes, presidente da Alcatel, as obras devem ser concluídas 610 dias após a assinatura do contrato com a Embratel. "Esse é o prazo para a entrega da linha pronta para o início da operação experimental", diz. No mês que vem devem ser definidos os vencedores das concorrências para instalação de cabos submarinos nos trechos Rio-São Mateus (900 km) e Porto Seguro-Natal (1.700 km).
"Essas obras fazem parte da ligacão, através de cabos óticos, entre Europa, EUA e América Latina. O cabo 'Columbus', que liga a Europa aos EUA, já está operando e o trecho Rio-Florianópolis está em fase de lançamento. O 'Unisur' fará a ligação entre Florianópolis e Argentina. O 'America's 2' completará o circuito entre Fortaleza-St. Thomas, no Caribe", explica Pereira Lopes.
O cabo ótico tem a capacidade de transmitir simultaneamente uma quantidade de informações cem vezes maior que os cabos convencionais.

Texto Anterior: Marca da Philip Morris é 2.ª no ranking
Próximo Texto: Procuradoria da Fazenda vai recorrer contra liminar da Ancor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.