São Paulo, domingo, 13 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Encontro de maracatu reúne 63 grupos em Olinda

DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

Um dos mais esperados eventos do Carnaval de Pernambuco acontece nesta segunda-feira em Olinda (6 km ao norte de Recife). É o encontro dos maracatus, grupos de música e dança criados no século 17 a partir de manifestações de escravos que evocavam os rituais de coroação dos reis negros africanos.
O evento reunirá 63 grupos de 17 municípios, num total de 1.500 participantes. Eles se concentrarão a partir das 8h no Largo do Guadalupe e desfilarão pelo sítio histórico. No Largo do Varadouro farão apresentações individuais.
Segundo Felipe Santiago, 41, músico e produtor do Maracatu Nação Pernambuco, espécie de porta-voz do movimento no Brasil, o encontro reunirá apenas maracatus rurais, que se distinguem dos maracatus nação por utilizarem instrumentos de sopro e terem um compasso diferente na batida dos tambores.
Os participantes dos maracatus dançam imitando com seus corpos o movimento do mar. Outra característica é a presença da "calunga", um tipo de totem carregado por uma mulher, que deve mantê-lo sempre na altura dos ombros.

Texto Anterior: 25 bonecos gigantes 'dançam' em Olinda
Próximo Texto: Anão tarado leva câmera da Manchete
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.