São Paulo, domingo, 13 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Balanços mostram recuperação em 1993

DA REPORTAGEM LOCAL

Quem deixou de lado os juros altos do mercado financeiro e ousou na garimpagem de ações de segunda linha só tem a comemorar. As ações de menor presença nos pregões foram as que mais brilharam em 1993 em termos de lucratividade.
Alguns investidores pagaram para ver nas Bolsas. Adquiriram ações como da tecelagem Santaconstância e abocanharam uma lucratividade nominal de 124.900%, o que significou um ganho real, em dólar, de 4.648,3%. É um desempenho tão surpreendente que começa a atrair novos investidores, inclusive estrangeiros.
Erivelto Rodrigues, diretor da consultoria Austin Asis, diz que as características principais das ações mais lucrativas em Bolsas no ano passado foram a recuperação de resultados contábeis em 1993 e a pouca negociabilidade em pregão.
A tecelagem Santaconstância teve um resultado negativo (prejuízo líquido) sobre os recursos próprios (patrimônio líquido) de 141,5% no balanço dos nove meses de 1992. No demonstrativo do mesmo período de 1993, já registrava ganho (lucro líquido) sobre os recursos próprios de 4,3%, contra uma média setorial de 1,2%.
A análise do balanço da Wetzel Metalúrgica mostra que a empresa saiu de um prejuízo de 405,5% sobre o patrimônio nos primeiros nove meses de 1992 para um lucro líquido de 1.328,8% sobre os recursos próprios em 1993.
As Lojas Renner passaram no período de um prejuízo líquido de 8,9% sobre o patrimônio para um lucro líquido de 17,5% no balanço dos nove meses de 1993.
A Gradiente realizou uma reformulação completa em suas atividades, o que resultou numa melhoria substancial no resultado, que passou de um resultado negativo em 44,9% nos primeiros nove meses de 1992 para um lucro de 13,4% no mesmo período de 93.
Os investidores estrangeiros estão de olho nas empresas de telefonia e as companhias estão melhorando seus resultados. A Telefônica Borda do Campo passou de um prejuízo contábil de 2,6% nos primeiros nove meses de 1992 para um lucro de 11,4% no mesmo período de 1993. Os resultados da Telemig evoluíram de um lucro de 1,7% para um ganho de 17,6% sobre o patrimônio no balanço dos primeiros nove meses de 93.
A valorização das ações da Cesp esteve associada à onda dos fundos externos de investirem em ações do setor elétrico. O retorno sobre o patrimônio continuava negativo em 5,4% no balanço de nove meses de 1993, contra um prejuízo de 2,0% no mesmo período do ano anterior.

Texto Anterior: Analista aponta setores com chance de bom desempenho
Próximo Texto: Estupra mas não mata
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.