São Paulo, domingo, 13 de fevereiro de 1994
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serviço público URGENTE!

GEORGE ALONSO

A Revista da Folha testou quatro serviços públicos que o paulistano pode solicitar por telefone: Disque-Buraco, Trânsito, Telegrama Fonado e Energia. Os jornalistas Carmen Munari, Fernanda Cirenza, George Alonso e Renata Rangel usaram os telefones como qualquer cidadão faria, sem dizer que era um teste. O serviço de telegrama fonado dos Correios é o melhor, disparado. Já a Eletropaulo é um deus-nos-acuda. Abaixo, os testes. –G.A.

DISQUE-BURACO - 228-2200
O Disque-Buraco funciona. Mas a prefeitura demora até dez dias para tapar um simples buraco. A repórter Carmen Munari reclamou de dois: um n.º 1.100 da rua João Moura (Pinheiros) e outro no n.º 700 da rua Gal. Góis Monteiro (Sumarezinho). A queixa da João Moura foi feita em 17 de janeiro (registro n.º 902). Após cinco dias, o asfalto foi reparado. A promessa é tapar buracos em 72 horas úteis –nove dias (os tapa-buracos só trabalham oito horas/dia). A queixa da Góis Monteiro ocorreu no dia 18 (n.º 1.029). O buraco foi tapado dia 28.
Disque-Buraco: segunda a sexta (8h/18h)

TELEGRAMA FONADO - 135
É rápido, eficiente e os funcionários são atenciosos. A Revista da Folha enviou um telegrama para São Paulo e outro para o Rio. O de São Paulo foi passado no último dia 26, às 16h. O recado chegou à r. Cristiano Viana, em Pinheiros, às 18h55 (a promessa de entrega era de quatro a cinco horas). O do Rio foi passado no dia 27, às 12h20. Às 15h50, já estava na rua da Assembléia, centro (a previsão de entrega era às 18h).
O telegrama fonado custa CR$ 1.816 para até 20 palavras. Funciona 24h por dia.

FALTA DE LUZ - 196
Serviço ruim é esse, da Eletropaulo. No último dia 30, uma tempestade provocou interrupção no fornecimento de luz na rua Francisco Leitão, em Pinheiros. Sob luz de vela, a editora Renata Rangel tentou da 18h10 às 20h40 obter informações sobre o tempo do corte de luz, para tomar eventuais medidas com alimentos. Em 23 tentativas, só deu ocupado.
Esse telefone da Eletropaulo funciona 24h por dia. O duro é falar quando você precisa.

TRÂNSITO - 194
Foram feitos dois testes. No dia 2 de fevereiro, a CET foi acionada para atender o carro do repórter George Alonso, com problemas no Minhocão (foto à esq.). A chamada foi feita às 12h20. A telefonista disse apenas que logo seria atendido. As 12h42, chegou o socorro M-133 (placa DSV-0457), para reboque. Esse mesmo serviço demorou 70 minutos, em 27 de janeiro, quando a queixa era um carro estranho parado diante da garagem da casa da repórter Fernanda Cirenza, na r. Pamplona.
Esse serviço da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) atende interferências no trânsito. Funciona 24h por dia.

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