São Paulo, segunda-feira, 14 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lollobrigida veio para fotografar

MAURICIO STYCER
ENVIADO ESPECIAL AO RIO

Lollobrigida veio fotografar
Atriz é pródiga em auto-elogios
Trinta anos após sua última visita ao Brasil, Gina Lollobrigida está de volta –agora não mais como diva de cinema, mas como fotógrafa, contratada por uma revista de fofocas para registrar imagens do Carnaval carioca. "O Carnaval no Rio é uma religião. Da outra vez que estive aqui, vi um aleijado sambando. Fiquei com lágrimas nos olhos", disse ontem Lollobrigida, em entrevista para apenas três jornalistas.
Contratada pela revista "Caras" ("É uma revista importante?", perguntou), a ex-atriz pretende invadir a avenida com uma máquina não-automática e uma lente de 35 mm.
Vaidosa, Lollobrigida não revela a idade (o pessoal da "Caras" diz que ela tem 67 anos), nem autoriza que os fotógrafos se aproximem demais do seu rosto. É divorciada, mora em Roma, tem um filho de 36 anos e sabe que será avó em breve. "Se o meu neto se parecer comigo, será ótimo."
Segundo Gina Lollobrigida, Gina Lollobrigida é uma ótima fotógrafa. Seu último livro de fotografias, o quinto, "Mágica Inocência", com imagens de crianças e animais, "não tem igual em lugar nenhum".
Ainda segundo a própria Lollobrigida, tão boa fotógrafa quanto ela só mesmo a escultora Gina Lollobrigida. Ela chegou a se exaltar quando ouviu uma pergunta sobre as duras críticas a um de seus trabalhos, instalado no pavilhão italiano, na Feira Universal de Sevilha, em 1992. "Só dois idiotas criticaram a minha escultura. Os críticos têm inveja. Eles acham que uma atriz deve ser bonita e burra."
Saudosa de uma época em que era dirigida por cineastas como John Huston e Vittorio de Sica, Lollobrigida afirma pouco ir ao cinema hoje em dia.
"Hoje, são feitos filmes em que nem nem há necessidade de atores: filmes de ficção científica, interpretados por robôs e gorilas", acrescenta.
Além de fotografar e esculpir, a ex-atriz afirma também pintar e, se preciso for, cantar. "Tenho uma boa voz também." Gina Lollobrigida convida a todos para a sua próxima exposição, que reunirá seus trabalhos em todas essas áreas, em maio, em Roma.

Texto Anterior: Escolas tentam manter tabu na passarela
Próximo Texto: Galo 'inunda' ruas comum milhão de pessoas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.