São Paulo, segunda-feira, 14 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Não se preocupe com pêlos

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Tenho 17 anos e passo muita vergonha porque meu corpo tem poucos pêlos e é menos masculino do que o dos meus amigos. Acho que vou tomar vitaminas ou algum tipo de hormônio que resolva meu problema."

Barba, pêlos, voz mais grossa, maior massa muscular, suor com cheiro mais forte e aparecimento do esperma são consequência do aumento dos hormônios masculinos que começa na puberdade. A maioria passa por essa fase entre os 12 e os 15 anos.
O crescimento dos pêlos pode demorar mais em alguns garotos. Isso é uma variação normal. Tem gente que só vai ter esse desenvolvimento completo com mais de 20 anos. Existe também a genética. Se os homens de sua família têm poucos pêlos, você não vai fugir dessa regra.
Quem tem uma quantidade de pêlos exageradamente pequena pode procurar um endocrinologista para uma avaliação. Só esse especialista poderá dizer se existe problema hormonal –o que é bastante incomum. Nunca tome remédios sem prescrição médica. As "famosas" vitaminas não têm efeito comprovado nesse tipo de situção e tomar hormônios masculinos vendidos em farmácia traz riscos desnecessários para sua saúde.

Texto Anterior: Hímem intacto não é prova de virgindade
Próximo Texto: Escolas investem em mais informações sobre Aids
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.