São Paulo, segunda-feira, 14 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indiano vence Clermont-Ferrand

AMIR LABAKI
DO ENVIADO ESPECIAL

Indiano vence Clermont-Ferrand
O curta-metragem indiano "Beijos no Trem", de Dinaz Stafford, recebeu na noite de anteontem o Grande Prêmio do 16º Festival de Curtas Metragens de Clermont-Ferrand (centro da França), considerado o Cannes do gênero. Nenhum prêmio foi concedido aos dois filmes brasileiros em concurso ("Canal 100", de José Roberto Torero, e "Opressão", de Mirella Martinelli). O júri internacional foi presidido pelo cineasta brasileiro Arthur Omar ("Ressurreição").
"Beijos no Trem" é um simpático drama sobre o fugaz encontro de uma garota indiana e uma jovem cigana. Era o favorito. O Prêmio Especial do Júri foi concedido "ex aequo" aos curtas "Picc Mi", de Mansour Sora Wade (Senegal) e "89 mm da Europa", de Marcel Lozinski (Polônia). O primeiro é um ficção sobre dois meninos de rua numa metrópole africana. O segundo, já exibido em São Paulo, é um documentário sobre as diferenças de bitolas de trem numa metáfora das dificuldades do ex-bloco soviético na União Européia. Já a disputa francesa foi vencida por "Joyeux Noel" (Feliz Natal), de Giles Marchand.
O festival deste ano bateu mais uma vez o recorde de público, recebendo 80 mil espectadores em oito dias de projeções. Uma seleção dos premiados será exibido em agosto pelo 5º Festival de Curtas do MIS.
(Almir Labaki)

Texto Anterior: Filme cubano já é favorito em Berlim
Próximo Texto: Crowded agrada com pop cheio de texturas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.