São Paulo, segunda-feira, 14 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Merchant recria hits em versão acústica

MARCELO REZENDE
DA REDAÇÃO

Em uma entrevista para a revista francesa "Les Inrockuptibles" Nathalie Merchant, a líder, vocalista e letrista do grupo 10.000 Maniacs, disse que todas as suas boas lembranças da infância estão ligadas às coisas simples e naturais. E talvez não haja nada mais simples e natural do que um grupo que beira o folk-rock gravar um disco acústico. Como nesse "10.000 Maniacs MTV Unplugged" que acaba de ser lançado pela Warner.
Talvez nunca tenha ficado tão evidente que entre tantos maníacos haja apenas um interessante, Nathalie. Uma garota que até os 16 anos vivia em uma espécie de comunidade hippie e que teve sua vida mudada após ouvir o disco"London Calling" do The Clash e ter descoberto a voz de Bob Marley. O resultado desse cruzamento pode ser ouvido em "These Are the Days", a faixa que abre o CD. Letras de um amargo-doce sustentadas por uma batida leve, quase melancólica. Merchant às vezes soa como Carole King e Rick Lee Jone, como se pretendesse retomar a típica canção americana dos anos 70.
Mas para quem espera pelos hits do grupo, esse "unplugged" traz uma deliciosa versão de "Candy Everybody Wants", em que os metais são menos presentes do que na versão de estúdio, deixando a canção com um andamento mais lento e, ainda assim, dançante. Outra recriação é "Don't talk", talvez uma das mais belas canções do grupo. Nathalie quase sussurra os versos em meio a um acompanhamento de cordas. E, quase como um ajuste de contas com suas influências, refaz "Because The Night", de Bruce Springsteen. Para Nathalie Merchant, que acredita que a única e real felicidade é fazer as pessoas dançarem, o encantamento surge apenas da simplicidade.

Título: 10.000 Maniacs MTV Unplugged
Lançamento: Warner
Preço: CR$ 8.000

Texto Anterior: Crowded agrada com pop cheio de texturas
Próximo Texto: Trilhas sonoras apelam para sucessos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.