São Paulo, segunda-feira, 14 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trilhas sonoras apelam para sucessos

CARLOS CALADO
DA REPORTAGEM LOCAL

Quatro trilhas de filmes chegam simultaneamente ao Brasil. Além de "O Pagamento Final" (Carlito's Way) e "Os Três Mosqueteiros" (The Three Musketeers), ambos em cartaz, "Even Cowgirls Get the Blues" e "Cool Runnings" precedem suas estréias aqui.
Em comum, as quatro trilhas têm pouco: elegem um gênero musical como dominante. Só "Even Cowgirls..." e "Os Três Mosqueteiros" contam com canções ou temas instrumentais escritos para o filme. As outras preferem o caminho mais fácil e barato. Escolhem velhos hits e quase se confundem com uma compilação qualquer.
O apelo de "O Pagamento Final" está em vários sucessos dançantes dos anos 70. A "disco" domina através de pérolas como "I Love Music" (Rozalla) e "TSOP" (MFSB), num festival de bate-estacas. Podem funcionar no filme, mas em um CD não passam de dinossauros sonoros. Melhor é a seleção latina, com Santana ("Oye Como Va") e Ray Barreto ("El Watusi").
Em "Cool Runnings", o reggae comanda. Talvez pela dificuldade de conseguir gravações originais, a produção apelou para covers. Diana King comete o mais fraco: "Stir It Up", de Bob Marley. Com três faixas, os Wailing Souls se dão melhor em "Wild Wild Life" (dos Talking Heads). E não falta o moderninho "raggamuffin", metralhado por Tony Rebel.
"Even Cowgirls..." é quase um álbum de k.d. lang, a cantora e compositora canadense que vem sofisticando o country. Com o parceiro Ben Mink, alterna canções dançantes ("Lifted by Love") a temas e vinhetas instrumentais. Destaque para a bela "Or Was I", realçada por um cello. Nem os fãs do country tradicional têm do que reclamar. "Don't Be a Lemming Polka" e "Cowgirl Pride" são ótimas para uma quadrilha.
Bem ao estilo clássico, "Os Três Mosqueteiros" tem música original e regência de Michael Kamen, que segue o padrão grandioso dos épicos. Só mesmo a canção caça-níquel "All for Love" destoa do resto. Os cantores Sting, Rod Stewart e Bryan Adams gritam tanto, que mais parecem os mosqueteiros se engalfinhando.

Disco: Even Cowgirls Get the Blues
Gravadora: Warner
Disco: "The Three Musketeers"
Gravadora: Polygram
Discos: "Carlito's Way" e Cool Runnings
Gravadora: Sony
Preço: CR$ 8 mil (cada CD)

Texto Anterior: Merchant recria hits em versão acústica
Próximo Texto: Cyro e Aracy ensinam o samba de verdade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.