São Paulo, segunda-feira, 14 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Roteirista não crê em inocentes

MARCELO REZENDE
DA REDAÇÃO

Para quem conhece a obra do escritor Ian McEwan, 45, que assina o roteiro de "O Anjo Malvado", uma história envolvendo crianças e atos de crueldade não é exatamente uma surpresa. Em seus livros uma criança pode ser tudo, menos inocente.
Foi assim em "The Cement Garden", de 1978. A história de quatro crianças que enterram a mãe no próprio porão. Ou ainda em seus dois últimos romances: "O Inocente" e "Cães Negros", os dois publicados no Brasil pela editora Rocco.
No primeiro, um homem se envolve numa trama de espionagem e corpos mutilados. Em "Cães", um casal de comunistas ingleses é atacado por cães treinados pela Gestapo em plena lua-de-mel.
Mas a obra que guarda mais semelhanças com o assassinato cometido pelos dois garotos em Londres talvez seja seu romance de 1987, "The Child in Time". No livro, a vida de um homem se desenvolve como verdadeira tortura após o desaparecimento de sua filha. Uma criança, assim como no crime ocorrido na Inglaterra, raptada em uma fila de supermercado. Estranho mesmo seria esperar que Macaulay Culkin continuasse um inocente após passar por uma história de Ian McEwan. (Marcelo Rezende)

Texto Anterior: Culkin é terror de calça curta
Próximo Texto: Como as chinesas derrotam o infortúnio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.