São Paulo, terça-feira, 15 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rei dos zulus lança campanha para criar Estado independente

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Cerca de 50 mil zulus, vestindo roupas tradicionais, brandindo lanças e cantando músicas de guerra, fizeram ontem uma manifestação em Durban (leste da África do Sul) pela criação de um Estado independente. Alguns dos manifestantes deram tiros de rifles, matando uma pessoa e ferindo outra. A polícia não soube determinar se foi um acidente.
Em discurso a seus seguidores, o rei zulu, Goodwill Zwelithini, afirmou que se encontrou com o presidente sul-africano, Frederik de Klerk, no último dia 1º para dizer-lhe que os zulus têm "o inalienável direito à autodeterminação". Ele disse que está pronto para promulgar o novo Estado e sua Constituição. "Estou pedindo algo que pertence a mim e a meu povo, nada mais", disse Zwelithini.
Os zulus reivindicam um Estado independente na Província de Natal e em KwaZulu. Segundo Zwelithini, seria uma monarquia "nos moldes das monarquias democráticas do mundo".
O rei Zwelithini se juntou a seu tio, o líder do partido zulu Inkhata, Mangosuthu Buthelezi, e aos extremistas brancos na "Aliança da Liberdade" –que se nega a participar das primeiras eleições multirraciais livres na África do Sul, em abril. Buthelezi diz que as eleições vão provocar um "banho de sangue" no país.

Texto Anterior: Ultimato divide ONU e Otan
Próximo Texto: Já são 42 os mortos em naufrágio na Tailândia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.