São Paulo, quarta-feira, 16 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coréia do Norte admite inspeção em sete fábricas

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Coréia do Norte aceitou que a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) inspecione sete fábricas suspeitas de estarem construindo uma bomba nuclear. O anúncio foi feito ontem na sede da AIEA, em Viena (Áustria).
"O objetivo das inspeções é constatar que o material nuclear nestas fábricas não teve outro uso desde as últimas verificações", disse o comunicado oficial da AIEA, ligada à ONU. Mas o acordo firmado pelo governo norte-coreano não prevê acesso a duas instalações de Yongbyon (100 km ao norte da capital, Pyongyang), também consideradas suspeitas.
Nestas fábricas, os fiscais poderão apenas trocar os filmes das câmeras de monitoramento e checar lacres de alas. A Coréia do Norte vinha impedindo a fiscalização há um ano, levantando suspeitas no Ocidente, principalmente por parte dos EUA, de que o país estaria construindo uma bomba nuclear.
Segundo a imprensa da Coréia do Sul, os EUA podem suspender a operação de exercícios militares no país e reconsiderar planos de enviar mísseis de defesa antiaérea Patriot para Seul, por causa da mudança de posição da Coréia do Norte.

Texto Anterior: Prefeito de Sarajevo pede ajuda na Noruega
Próximo Texto: Inkatha inicia campanha contra eleição multirracial sul-africana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.