São Paulo, quinta-feira, 17 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Oscar terá estrelas do balé internacional

ANA MARIA BAHIANA
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE LOS ANGELES

Festa terá estrelas do balé internacional
O tema da festa de entrega dos Oscars, este ano, será "os trabalhadores atrás das câmeras". E, no lugar de números musicais complicados –e, frequentemente, cafonas– o evento terá um grande balé, dançado por 16 estrelas de oito das principais companhias de dança do mundo –o Dance Theater of Harlem e o Garth Fagan Dance Inc dos Estados Unidos, o Ballet Nacional de Cuba, Les Ballets Africains da Guiné, o Ballet Nacional do Canadá, o Ballet Central da China, o Ballet da Ópera de Paris e a Trupe de Ballet de Xangai.
Com coreografia da supervisora de dança do Oscar, a bailarina Debbie Allen, estes 16 dançarinos interpretarão uma montagem das cinco trilhas sonoras indicadas este ano –"A Firma", "A Época da Inocência", "Vestígios do Dia", "O Fugitivo" e "Schindler's List". "O número todo deve durar um pouco mais que seis minutos", disse à Folha Debbie Allen. "Queremos que seja algo intensamente focalizado na dança em si, no talento extraordinário destes bailarinos do mundo todo. E, é claro, bom gosto é fundamental."
"Todo ano, um dos maiores desafios para nós é, sempre, como ilustrar as categorias musicais –trilha original e canção", disse à Folha o produtor da festa de entrega, Gilbert Cates. "A idéia de Debbie resolveu este problema de um modo excelente– e enfatizou ainda mais o aspecto internacional da festa que, a cada ano torna-se mais importante para o Oscar."
O balé internacional resolveu, para Cates, o problema da categoria "trilha sonora". Restam, contudo, as canções –que, em geral, acabam trucidadas por covers constrangedores interpretadas por ilustres desconhecidos. Não em 94, Cates garante. "Nosso plano é trazer o maior número possível de intérpretes originais", Cates disse. "É uma prioridade nossa." Bruce Springsteen já confirmou presença, interpretando sua canção "Streets of Philadelphia" (provavelmente na abertura). E, se Cates conseguir seu intento, o Oscar 94 terá as presenças de Janet Jackson, Neil Young, Harry Connick Jr., Dolly Parton e James Ingram.
Whoopi Goldberg substituirá Billy Crystal como mestre de cerimônias este ano. E, como sempre, terá a assessoria de um punhado de astros e estrelas –Antonio Banderas e o presidente da Motion Pictiure Association of America, Jack Valenti, já confirmaram suas participações.

Texto Anterior: Primal Scream é o maior sucesso da gravadora
Próximo Texto: Christopher Lasch morre nos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.