São Paulo, quinta-feira, 17 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo da Grécia bloqueia a Macedônia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Grécia fechou ontem sua representação diplomática em Skopje, capital da vizinha Macedônia, e bloqueou o uso do porto grego de Salônica pela ex-república iugoslava, exceto para o recebimento de ajuda humanitária. O governo macedônio reagiu acusando Atenas de estar violando a Carta da ONU ao impor-lhe um embargo comercial.
A Macedônia é uma das seis repúblicas que compunham a antiga Iugoslávia (junto com Sérvia, Montenegro, Croácia, Eslovênia e Bósnia). A Grécia se opõe ao nome adotado pelo país, afirmando que ele implica uma pretensão de de expansão territorial que englobaria a Província grega da Macedônia. Skopje nega.
A República da Macedônia declarou sua independência em 1991. A Grécia conquistara metade da Macedônia nas guerras balcânicas que foram prelúdio à Primeira Guerra Mundial, em 1912 e 1913; macedônios eslavos e gregos voltaram a combater entre si durante a guerra civil grega de 1946 a 1949.
A tensão se intensificou na semana passada, quando os EUA e a União Européia reconheceram a República da Macedônia, que pertence à ONU (com nome provisório) desde abril de 1993. Frente à crise na Bósnia, a Grécia, que está exercendo a Presidência rotativa da União Européia, se opõe ao ultimato da Otan contra os sérvios –ao contrário da Turquia, sua vizinha e rival histórica.
"As decisões de hoje são uma mensagem a Skopje e outros que têm criado falsas impressões na comunidade internacional", disse o premiê grego, Andreas Papandreu (socialista). A República da Macedônia reagiu pedindo ingresso na "Parceria Pela Paz" da Otan, uma iniciativa da aliança militar ocidental para se aproximar das repúblicas do Leste europeu que pertenciam à órbita soviética.

Texto Anterior: Tremor mata mais que em LA
Próximo Texto: Chefe dos 'capacetes azuis' é um intelectual
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.