São Paulo, terça-feira, 22 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEC estuda pagamento a empresas com irregularidades nos contratos

ELVIS CESAR BONASSA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Auditoria do Ministério da Educação mostra que a empresa JL Consultoria foi contratada sem licitação: não há contrato formal, não há notas de empenho, não há provas de que o serviço tenha sido prestado. Apesar disso, a empresa está cobrando US$ 630 mil.
O ministro da Educação, Murílio Hingel, prestou serviços para o projeto dos Ciacs (Centros Integrados de Atenção à Criança, atuais Caics) antes de chegar ao ministério, através da JL Consultoria. Ele disse ontem que o pagamento está suspenso até análise da auditoria.
A JL foi contratada para o programa dos Ciacs, em abril de 1992. Uma das indicações partiu de Cleto de Assis –que resistiu à mudança de governo e ocupa hoje o cargo de coordenador do projeto. Uma carta de Cleto de Assis ao então ministro Alceni Guerra recomendava a contratação da JL, ainda em 91, quando o projeto estava sob a coordenação daquele ministério, ante de passar para a Educação e depois para a Presidência.
No ano passado, o ministro retribuiu a "gentileza". Cleto de Assis se insubordinou em relação ao secretário executivo do MEC, Rubens Vianello, teoricamente seu superior imediato. Hingel preferiu manter Cleto e deixar Vianello sair do ministério.
Hingel afirmou que "assessoria é uma coisa absolutamente normal. Eu não me preocupei em saber de que forma a JL tinha sido contratada pelo governo".
no mesmo caso está a Master, empresa de comunicação contratada para fazer propaganda sobre a inauguração de dois Ciacs no início de 92. Pela progaganda, a Master cobrou US$ 2 milhões –o suficiente para construir outros dois Ciacs.

Texto Anterior: Conselho do MP pede o fim dos superpoderes do procurador-geral
Próximo Texto: Fundador da FGV é enterrado no Rio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.