São Paulo, sábado, 26 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Betinho compara plano ao de Pinochet

Sociólogo critica medidas de FHC

MÁRCIA MARQUES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Indicado para o prêmio Nobel por sua luta contra a fome e a miséria no país, o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, não esconde o abatimento e a tristeza diante do novo plano econômico do governo. Em entrevista à Folha, ele critica Fernando Henrique Cardoso e diz que o ministro da Fazenda é um prisioneiro do plano e do seu ministério.
A seguir, os principais trechos da entrevista:
Folha – O que o sr. achou do Plano FHC?
Herbert de Souza (Betinho) – O ministro Fernando Henrique disse que a única coisa que ele tem é um plano de estabilização, não tem um plano de desenvolvimento, porque a questão imediata é combater a inflação. Essa formulação já me preocupa. O Pinochet (ex-ditador chileno) fez um plano de estabilização que foi um sucesso no Chile.
Folha – Esta comparação do ministro com Pinochet não é perigosa?
Betinho – Então vamos falar da Argentina, México, Venezuela. São quatro fracassos. Nenhum plano falava em desenvolvimento, mas fizeram a estabilização. O resultado é que a Argentina está quebrada, com desemprego e miséria, lá não tem inflação porque não tem o que inflacionar. O México acabou de demonstrar que tem explosão social embaixo da estabilização, o que conseguiu até ressuscitar Zapata (herói revolucionário mexicano). Na Venezuela há várias ameaças de convulsão social. No Chile, a estabilização se implantou sob uma ditadura militar violenta.
Folha – O sr. teme uma convulsão social no Brasil?
Betinho – É o que eu temo. É impossível qualquer plano sem proposta de desenvolvimento. Não posso me submeter a sacrifícios hoje, sem saber o que vai me acontecer amanhã.
Folha – O sr. cobrou um plano de desenvolvimento do ministro. O que ele disse?
Betinho – Ele disse que não dava para fazer. Mas não dá para fazer uma coisa (a estabilização) sem a outra (o desenvolvimento). A questão da inflação é política, não é técnica, é um processo de concentração de renda. Para os oligopólios não existe inflação.

Texto Anterior: Laboratórios não cumprem acordo
Próximo Texto: Lideranças analisam Orçamento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.